Por que e quando preciso de um contador?

Microempreendedores, microempresários e profissionais liberais, quando e porque precisam de um profissional de contabilidade? Entenda os motivos e as vantagens de contar com o suporte destes profissionais.


Microempreendedores Individuais-MEI – A abertura de um MEI é um processo simplificado e com custos baixos, pode ser feita através do Portal do MEI de maneira rápida e fácil. Contudo, é necessário saber a atividade económica que melhor se adequa ao que pretende exercer, e escolhendo corretamente com base na Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, e se atentar se as escolhidas são permitidas na legislação do MEI. Um profissional de contabilidade será imprescindível para orienta-lo sobre o CNAE que melhor se aplica as suas necessidades e orienta-lo sobre os requisitos que poderá ter de cumprir para exercê-la dentro da legalidade. Após o início das atividades, deve-se atentar também ao faturamento da empresa, tendo em vista que a legislação permite ao MEI um faturamento máximo de R$ 81.000,00 ao ano, uma vez que se se ultrapassa este limite, a empresa pode ser desenquadrada do regime de MEI. Um MEI pode contratar apenas um funcionário, contudo este deverá ser registrado formalmente, conforme determina a legislação trabalhista, o contador terá o papel de emitir as folhas de pagamento, calcular corretamente os encargos trabalhistas e proceder os processos de admissão, afastamento, férias e rescisão

Microempresários - As Micro-empresas terão uma série de processos que necessitam do apoio de um contador. Além dos processos relativos a funcionários, a empresa deverá se atentar ao recolhimento dos tributos que incidem sobre as atividades que exerce, evitando manter débitos com o fisco e sofrer fiscalizações e penalidades futuras. Outro fator importante são informações periódicas que devem ser fornecidas aos órgãos estaduais e federais, na qual a empresa prestará contas de suas movimentações, tributos recolhidos e informações relativas a funcionários. Há também a questão de formalização das vendas por meio da emissão de notas fiscais, onde deve-se atentar ao recolhimento correto de ICMS, PIS, COFINS e vários outros tributos que podem incidir sobre as atividades, sendo que as alíquotas destes podem variar conforme o produto/atividade ou conforme a localidade. Ambas as questões requerem o trabalho e empenho de bons profissionais de contabilidade, a fim de cumprir corretamente com o estabelecido na legislação e evitar problemas futuros. .

Profissionais liberaisMédicos, dentistas, fisioterapeutas e diversos outros profissionais liberais podem precisar do apoio de um contador não apenas para a formalização de seu negócio e no cumprimento das obrigações trabalhistas que podem vir a ter caso tenham funcionários , mais também na gestão do faturamento obtido. Os registros contábeis como Livro-caixa e Livro-diário podem auxiliar tanto na gestão financeira do negócio quanto ser utilizada no momento da Declaração de Imposto de Renda, auxiliando na apuração correta dos rendimentos tributáveis e não-tributáveis, podendo gerar redução no valor a ser recolhido.

0 visualização

ACOntábil - Contabilidade em Lavras

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
Contato
NÓS Digital | Criação de Sites em Lavras