Médicos e profissionais da área da saúde, como reduzir o valor do Imposto de Renda?

Médicos, dentistas e profissionais liberais da área da saúde, a legislação do IR permite a dedução de despesas de custeio e manutenção escrituradas no Livro-Caixa da base de cálculo do seu Imposto de Renda. Mais o que é o Livro-Caixa? Como deve ser feito? E quais as despesas podem ser deduzidas do IR? Separamos algumas informações para estas dúvidas.


O Livro-Caixa é um registro contábil destinado ao controle das receitas e despesas de empresas e profissionais autônomos. Pode auxiliar no controle e gerenciamento dos gastos a fim de aumentar os lucros, e também como um registro de informações importantes que serão utilizadas no momento da Declaração Anual de IR.

Para os profissionais que atuam na área de saúde, existem uma série de despesas que são dedutíveis ao IR e que podem ser apuradas através do Livro-Caixa, reduzindo a base de cálculo do Imposto de Renda, consequentemente o valor que será pago.

São exemplos de despesas dedutíveis: despesas com funcionários e obrigações trabalhistas, serviços de terceiros, despesas com custeio e financiamento do consultório, propagandas e divulgação, assinatura de jornais e revistas com conteúdo relativos à área, vestimentas especiais necessárias para o trabalho, contribuições a sindicatos/associações/conselhos, despesas com congressos e seminários, despesas com manutenção e conservação do local de atendimento e despesas com instalações, máquinas e equipamentos de trabalho.

Um profissional contábil terá o papel de realizar os lançamentos de forma correta no Livro-Caixa identificando as datas, o histórico e motivos das transações, registrando as entradas que são os recebimentos que a empresa possui no período em dinheiro ou a débito em conta, registrando o fluxo de saídas que são os valores que são pagos por parte da empresa no período em dinheiro ou a crédito em conta e identificando o saldo final, que indica a diferença entre as entradas e as saídas.

Dessa forma, no momento da declaração do IR será possível ao contador apurar de forma correta a base de cálculo dos profissionais, possibilitando reduções significativas nos valores que seriam pagos sem a apuração por meio do Livro-caixa.

33 visualizações

ACOntábil - Contabilidade em Lavras

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
Contato
NÓS Digital | Criação de Sites em Lavras